Em linhas gerais, o Redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que a Página A agora é a Página B, de forma que quando o visitante acessar a Página A será automaticamente remetido para o endereço da Página B.
É através desse mecanismo que quando você acessa bancoreal.com.br cai em santander.com.br. O Redirect 301 é uma ferramenta que pode ter forte impacto na experiência do usuário e também nos resultados da sua empresa em ferramentas de busca.
O que são esses códigos numéricos como 301, 404 e o que querem dizer?
Quando você digita uma URL em seu navegador, ele vai até o servidor web, onde a página esta hospedada, e tem a intenção de buscar o conteúdo que ali estiver. O servidor, por sua vez, retorna com um código para seu navegador. Normalmente este código é HTTP 200, que significa que sua página está ok e dessa forma o site é carregado normalmente. Alguns outros códigos de retorno:
- 500 – Internal Server Error – indica uma falha interna no servidor. Há diversas razões que podem resultar neste erro, como por exemplo, erros de permissões na leitura ou ainda uma falha na estabilidade do site;
- 404 – Page not Found – indica que a página não foi encontrada. Isso significa que o arquivo (página) hospedado neste servidor não foi encontrado, comentaremos mais abaixo sobre esse erro e como resolvê-lo;
- 302 Temporary redirect – é um redirecionamento de uma página para outro endereço, mas com indicação de caráter temporário, não permanente.
Entre esses códigos, está o 301, que informa ao seu navegador que a página ou site acessados mudaram permanentemente de endereço;
Por que e quais os principais casos em que os Redirects 301 devem ser utilizados?
O principal motivo para utilizar o redirect 301 é que ele transmite quase que integralmente a autoridade do antigo endereço para o novo, o que não acontece com o redirect 302 ou com redirecionamentos feitos por meio de javascript.
Por isso, são 3 as situações mais comuns em que o redirect 301 faz todo sentido:
- Migração de páginas que não existem mais (erro 404):
- Migração de sites
- Evitar conteúdo duplicado
Como gerar a Planilha de Redirect 301?
- Acesse sua conta do Google Analytics configure o período dos últimos 90 dias
- Na Opção Comportamento > Conteúdo do Site > Todas as Páginas > Clique na Coluna Entradas para que ela seja ordenada das Páginas Mais Acessadas para as Páginas que são Menos Acessadas:
- Na opção Avançado
- Selecione a Opção Entrada > Maior que > 0 (zero) > Aplicar
- Exibir por linhas > 500
- Clique na Opção Exportar > Excel no topo da Tela
A Planilha virá com muitos dados, porém utilizaremos apenas a coluna de Página, a qual será a base para o redirecionamento. As demais colunas podem ser excluídas. Sugerimos salvar uma cópia da planilha exportada do Google Analytics para depois realizar as alterações necessárias.
O nome da Coluna Páginas, ajustaremos para URL Antiga e inseriremos no início a base do domínio da Loja Antiga, como por exemplo: http://www.minhaloja.com.br.
NOTA: É obrigatório a inserção do http://www. ou https://www. (caso seja a configuração atual da loja antiga),para evitarmos conflitos no redirecionamento. Confira abaixo o exemplo do ajuste da coluna:
Após a inserção da base do Domínio, vamos inserir uma nova Coluna na Planilha chamada URL Nova e colar as URL’s da Loja Atual a qual o usuário será direcionado ao clicar na URL Antiga, confira no print abaixo:
Após a finalização da Formatação da Planilha apenas com a Coluna URL Antiga e a Coluna URL Nova, basta Salvar a mesma e enviar para nossa Equipe subir na Plataforma.
Qualquer dúvida adicional, basta acionar nossa equipe de suporte que estará disponível no seguinte link abaixo.