Feed xml – Google Shopping e Facebook Ads

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Para vincular os produtos da loja com o catálogo do facebook e do google é necessário realizar o upload do arquivo csv gerado pela plataforma, nesta wiki você aprenderá a realizar a configuração

Facebook Ads

Para realizar a criação do xml para o facebook ads navegue até Catalogo > Feed XML de Produtos > Gerenciar Feeds e selecione a opção Adicionar Feed

Preencha as informações necessárias

Geral:

Neste campo preencha as informações gerais do feed como Nome, status, nome do arquivo e modo de atualização.

Tema:

Neste campo, insira o código do xml que deseja inserir.

Segue o xml que deve ser inserido.
Nota: Altere os textos “Sua loja” para o nome da loja

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<rss version="2.0" xmlns:g="http://base.google.com/ns/1.0">
<channel>

	<title>Sua loja</title>
	<description>sua loja products feed</description>
	<link>{{ store.base_url }}></link>
	{% for product in products %}
	<item>
    <g:id>{{product.sku}}</g:id>
    <g:title><![CDATA[{{product.name | strip_html}}]]></g:title>
    <g:description><![CDATA[{{ product.short_description | strip_html }}]]></g:description>

    <g:google_product_category>>{{ product.google_product_category }}</g:google_product_category>
    <g:product_type><![CDATA[{{ product.category_path }}]]></g:product_type>
    <g:link><![CDATA[{{ product.link }}}]]></g:link>
    <g:mobile_link><![CDATA[{{ product.link }}]]></g:mobile_link>
    <g:image_link><![CDATA[{{ product.image_link }}]]></g:image_link>
    <g:condition>New</g:condition>
    <g:availability>{{ product.quantity_and_stock_status }}</g:availability>
    <g:mpn>{{product.c2c_mpn}}</g:mpn>
    <g:gtin>{{product.ean}}</g:gtin>
    <g:brand><![CDATA[{{ product.manufacturer | ifEmpty: 'Outros' }}]]></g:brand> 
    <g:weight>{{ product.weight }}</g:weight>
 
    <g:price>{{ product.price | price }}</g:price>
    <g:sale_price>{{ product.special_price | special_price }}</g:sale_price>
  
    <g:installment>
    <g:months>10</g:months>
    <g:amount>{{ product.price | divided_by: '6' | price }}</g:amount>
    </g:installment>
</item>
{% endfor %}
</channel>
</rss>

Os demais campos podem ser mantidos em branco pois para esta configuração precisamos apenas destes campos.

Configurando no painel do Facebook:

  1. Acesse o Gerenciador de Comércio e selecione o seu catálogo.
  1. Acesse a aba Catálogo e vá até Fontes de dados.
  2. Selecione Adicionar itens. Se um menu suspenso for exibido, selecione Adicionar múltiplos itens.
  3. Selecione Feed de dados e, em seguida, Avançar.

Um painel será exibido pedindo as informações do feed que está inserindo

Selecione Feed programado para que o facebook sincronize com o XML automaticamente

Na segunda etapa é onde vamos inserir o caminho gerado pela plataforma quando criamos o Feed

Na próxima etapa, configuramos o período de atualização deste xml no Facebook, como a plataforma gera o mesmo diariamente, é uma boa pratica mantermos o Facebook sincronizando diariamente, logo após a plataforma.

Google Shopping

O Feed xml do Google Shopping por padrão vem configurado na loja para que possam apenas configurar o mesmo no painel do Google Shopping então iremos focar nas configurações no Google Shopping

No painel lateral, procure por produtos para que possa adicionar o Feed xml da loja.

Uma tela com as opções para a inserção de produtos será exibida, nesta tela selecione a opção ver todos os métodos.

Uma tela com 3 etapas para as configurações será exibida.

1- Informações Básicas

A primeira etapa, chamada de Informações básicas é responsável por definir o país que a venda será realizada e a língua que está configurada como padrão. neste caso manteremos como português

2 – Nome e método de entrada

Nesta segunda etapa, selecionamos o modelo que iremos utilizar para encaminhar as informações do produto, junto do nome do mesmo

Para enviar o XML gerado pela plataforma, nas opções de upload, Preencha o nome que será utilizado para que possa localizar este feed (este nome não precisa necessariamente ser o mesmo nome do arquivo xml) e nas opções selecione Busca programada e então clique em continuar

3 – Configurações

Neste campo iremos inserir o link do arquivo gerado pela plataforma e realizar as configurações necessárias para que o mesmo funcione corretamente.

Segue os campos que devem ser configurados

  1. Nome do arquivo: O nome do arquivo, preencha esta informação com o nome do arquivo gerado pela plataforma;
  2. Frequência e Horário de busca: Defina o horário no qual o Google buscará as atualizações no arquivo xml;
  3. Fuso Horário: Define o Fuso horário que será utilizado para a plataforma sincronizar;
  4. URL do arquivo: Insira a URL do arquivo que foi gerado pela plataforma;
  5. Usuário e Senha: Mantenha estes campos em branco.

Aguarde até que os produtos sejam inseridos e caso estejam corretamente configurados, o google irá indexa-los corretamente, caso exista alguma divergência o mesmo não irá indexa-los e exibirá o motivo da falha.

Nota: Neste teste, o Google não pode indexar as URLs pois são produtos de teste e um Google Shopping de teste e por conta disso ele não encontra as URLs corretas.

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